São Paulo, 29 de Setembro de 2023

Lua cheia em Áries

A/C Sr. Orlando

Estranhamente a bordo navio destino Grécia. Sem internet. Pessoas estranhas e dor de cabeça. Bebi demais ontem, disseram. Última lembrança, aniversário Carol RH. Impossível trabalhar próximas semanas. Prometo compensar. Desculpe inconveniente.

Att

Rebeca financeiro

São Paulo, 26 de Setembro de 2026

Mercúrio em posição heliacal

Carta aberta aos leitores

Vinte dias após estar sentado à mesa de Perséfone e compartilhar da refeição dos poderosos, venho a público fazer alguns esclarecimentos, aproveitando o holofote conquistado a duras penas.

Primeiro, é importante enfatizar que, mesmo sentado à mesa com o rei, eu não me encontrava em condições habituais. Eram dias em que me sentia tonto e desnorteado. Mesmo assim, não pretendo me eximir de culpa. Confesso que participei de toda a trama secreta da casa doze; no entanto, em condições mais favoráveis, como as de hoje, tais acordos não aconteceriam.

Percebam: o signo da virgem, como o próprio nome diz, tem uma força feminina forte, poderosa, primaveril; é domínio de Perséfone, a que se divide entre o mundo terrestre e o submundo espiritual. Então, quem seria capaz de enganar Perséfone? Se alguém tem culpa pelos últimos acontecimentos, não sou eu. Eu sou apenas o mensageiro. Eu apenas trago as verdades à tona. Isso não tem nada a ver com fofoca, como estão dizendo.

Além disso, vocês esquecem que, há doze dias, rei e rainha se reuniram, enquanto aquela dos cabelos de cobra despontava no horizonte? Não percebem que ela tinha fome de justiça? E que veio decidida a cortar a cabeça de alguns patifes infiéis?

Portanto, para que não reste dúvida, e certo de que nada tenho a temer, declaro, publicamente, minha disposição a selar acordo de delação premiada. Afinal, como  disse, sou apenas o mensageiro e, assim como vocês, tenho assistido aos últimos rompimentos amorosos com minha pipoca em mãos. Só ontem, foram três! Mas, corre à boca miúda que quem não se separar até o fim do mês, não se separa mais! Eu corrigiria para “até o fim da lunação”! Por mim, tanto faz. 

Só que, enquanto estavam só contaminando as redes com musiquinha enjoadinha de “Chico isso, Chico aquilo”, eu nem liguei. Mas, ontem, foi Sandy e Júnior! Ahhh, aí, já é demais! Onde vamos parar? 

Hermès

São Paulo, 23 de Setembro de 2023

Sol em Libra

Cenira, minha amiga,

Tenho uma notícia boa e uma ruim para contar. Vou falar a boa primeiro, porque sou eu que escolho mesmo. 

Lembra daquela companhia de dança onde  eu fiz teste quando você estava hospedada aqui em casa? Então, eu fui selecionada!!! Uhuuuu!! Não que eu não soubesse, né amiga? Sempre tive certeza da minha aprovação. 

Vou fazer parte de um espetáculo grandioso, naquele estilo belíssimo e impecável, como tudo o que essa companhia faz. É incrível a seriedade e equilíbrio com que eles tratam todos os assuntos. 

Só que, Cenira, eu até poderia estar na mais completa felicidade, amiga, mas acontece que não estou. E, pra você, eu posso falar, porque você vai me entender.  Tenho consciência de que sou uma estrela de 5ª grandeza, que tenho um brilho inigualável, que espalho luz e alegria por onde passo. Sou assim, o que vou fazer? Mas, amiga, eu não podia imaginar tamanho infortúnio. Você acredita que todo o conceito de espetáculo desta companhia exalta a sombra? A sombra!! Estou perdida, amiga, como é que eu posso ser menos? 

O pior é que vou ter que aguentar isso durante toda a temporada, não há o que fazer. Serão dias difíceis, os meus. Terei que aprender a brilhar menos, a dividir o palco. Eles falam em equilíbrio de luzes. Como assim? Luz é luz, sombra é sombra. 

Reze por mim, amiga, vou precisar.

Teresa

São Paulo, 20 de Setembro de 2023.

Lua em Sagitário quadra Saturno em Peixes

Pedro,

Esta é uma carta de despedida. 

Sim, finalmente criei coragem e juntei meus trapos, como você gosta de falar. Levo comigo só o que consigo carregar. O que sobrou de mim aí, pode queimar, doar, ou fazer o que preferir. Não voltarei para buscar. Quero a bagagem leve. Os pesos, deixo-os para você, que gosta tanto deles.

Foram tantos anos sentada à janela da minha vida que esqueci que me habitava e não percebi morrerem meus propósitos. É que você não sabe, Pedro, o que é sonhar uma coisa que se faz impossível. Porque VOCÊ é aquele torna tudo impossível. Você é a pedra no caminho, o obstáculo intransponível, a âncora, o arrasto… Para cada solução, um problema. Para cada momento feliz, um pesadelo. Para cada chuva, uma goteira.

Não lamento a temporada que passamos juntos, porque as coisas estão sempre certas no tempo, mas, agora, tenho pressa e tenho sede. E sei que você ficará aí, afundado em desalento, resmungando pelos cantos pensamentos paranoicos… mas sabe o quê? Eu não me importo…

Madalena

São Paulo, 17 de Setembro de 2023

Vênus em Leão, Júpiter em Touro – Quadratura e Antíscia

Rodolfo,

Alguns pensamentos têm me rondado os últimos dias: é incrível como algumas pessoas passam por nossas vidas, independentemente do tempo que permaneçam, como um sopro – suaves, indeléveis, fugazes. São pessoas de quem, às vezes, nem nos lembramos direito, algumas presentes durante anos e, mesmo assim, incapazes de causar marcas duradouras ou lembranças consistentes.

Já outras parecem chegar  como um furacão. Podem permanecer uma noite ou a vida toda, dá igual. São presenças que nos arrastam para águas turbulentas, derrubam nossas certezas, afloram nossos medos, mudam nossos sonhos de lugar. Existe ali uma inquietação, um atrito, mas também uma satisfação. Você, meu amigo, com certeza faz parte da segunda turma. 

Lembro-me da primeira vez em que te vi: o seu olhar professoral, seu carisma, sua presença gigante, completamente aterrado, seguro de si, e falando de maneira tão fluída, tão simples, apesar da profundidade dos temas abordados. 

E eu fui imediatamente tomada por um sentimento de reconhecimento, como dois amigos que se reencontram após uma longa temporada afastados. Tenho certeza de que esse encontro já estava combinado. Não sei explicar como nem porquê, e nem me interessa fazê-lo. Me interessa mais é que você saiba que eu gosto de você e me identifico, de graça.

Obrigada por ter topado me encontrar nesta existência

Regina

São Paulo, 14 de Setembro de 2023

Lua nova aos 21° de Virgem

Aviso de manutenção programada na rede Lunar

Informamos que, na presente data, nossas equipes realizarão serviço de manutenção na rede de energia Lunar e, por questões técnicas e de segurança, será necessária uma breve interrupção dos nossos serviços. Este processo, realizado todos os meses, é fundamental para garantir o bom funcionamento da esfera celeste.

O desligamento está agendado para ocorrer às 22h40 do horário de Brasília e sua duração será de aproximadamente 24 horas. Durante este período, a iluminação noturna será afetada e será preciso ficar à espreita, pois é provável que novas possibilidades sejam avistadas. Sabe-se que, em períodos de desligamento Lunar, a memória, a imaginação e os aspectos insólitos são capazes de se manifestar no mundo físico.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isto possa causar e agradecemos sua compreensão. Este é um passo importante para manter o equilíbrio entre as águas de baixo e as águas de cima. É,  também, necessário  garantir um reset temporal, a fim de impedir que a projeção do passado seja o único futuro possível.

Após a conclusão da manutenção, a energia Lunar será restaurada gradativamente e, aos poucos, voltará ao seu brilho e intensidade habituais.

Agradecemos novamente por sua cooperação e aproveitamos o apagar da luz para relembrar que a ilusão do tempo é somente o deslocamento da nossa consciência sobre o desconhecido.

Atenciosamente,

SUEC – Sistema Universal de Energia Cósmica

São Paulo, 11 de Setembro de 2023

Lua em Leão em sextil a Marte em Libra

Querida Jacira, 

Tenho evitado as facas ultimamente e, por isso, ando limitado em minhas receitas. Só que, ontem, enquanto pesquisava algo novo para incorporar ao cardápio, criei um prato inspirado em você, minha musa. Chama-se Caldo de Estrelas Cadentes.

Em uma panela grande, aqueci uma medida de cebolas raios de sol até que dourassem intensamente. Assim que começaram a brilhar, adicionei legumes variados de inspiração efervescente e mexi com bastante vigor para criar uma base fixa e quente. Com o fogo desligado, incorporei algumas xícaras de caldo de amor incondicional e dois nacos inteiros de coragem felina sabor bacon.

Inspirado no brilho e intensidade do seu olhar, finalizei com mel, azeite e páprica defumada. Para servir, acrescentei um toque lunar acomodando duas medialunas minguantes na lateral do prato.

Minha querida, apresentei essa receita a alguns poucos clientes do restaurante e as devolutivas foram fantásticas. Em troca, recebi corações aquecidos e sorrisos abundantes. Assim que você passar por aqui, faço questão de prepará-la para você.

Obrigado por ser inspiração nos meus momentos mais difíceis. Saiba que, todas as noites, meus olhos estão voltados para cima, pois o céu estrelado me lembra você.

Com carinho

Orlando

São Paulo, 08 de Setembro de 2023

Lua em Câncer, Saturno em Peixes = trígono

Manoela querida,

Tenho te percebido quieta ultimamente. Onde está aquela alegria que te é característica? Diga-me, meu amor, o que está acontecendo? Por que não brilha mais? Sim, eu sei que algo não vai bem. Para me diplomar avó, tive que entender de muitas coisas. Imagino que possa ser um mal de amor, isso que te aflige: nessa idade, sempre sofremos por essas coisas. 

Porém, minha neta, ouça a voz de alguém que te fala do futuro: os amores da juventude são importantes, pois são fundantes da nossa estrutura emocional. No entanto, por mais que pareçam trágicos, não serão os únicos. Você sofrerá por outros. E isso é maravilhoso, minha linda, porque é a garantia de que seguimos vivas, atentas, pulsantes…

Você perceberá que cada amor frustrado te fortalecerá e te preparará para o próximo e, também, que nós não somos exatamente o que sentimos. Nós somos o lugar onde as coisas podem ser sentidas. Isso quer dizer que os sentimentos vão e vêm, mas você permanece.

Seja lá o que for, isso vai passar. E eu estarei aqui. Por você. Com você.

Filomena

São Paulo, 05 de Setembro de 2023

Lua em Gêmeos

Laerte meu amor,

Precisamos ter uma conversa. 

Lembra quando você foi a Buenos Aires e me perguntou se eu queria algo e eu pedi que me trouxesse uns alfajores? 

E de quando você foi à Espanha e me ligou de lá, dizendo que tinha me comprado umas castanholas para as minhas aulas de flamenco? 

Nem sei se você lembra, mas os alfajores você disse que deu para a sua irmã porque ela os viu na bagagem e pediu. As castanholas, nunca nem vi. Tenho dúvidas de que um dia existiram de fato. 

E mês passado, quando eu estava doente, lembra?, você me ligou dizendo que estava em São Paulo e que viria me ver. No dia seguinte disse que se arrumou para vir mas teve uma dor de cabeça e não conseguiu sair do hotel. Ontem você pensou em vir mas talvez estivesse tarde e não queria incomodar. Hoje você viria mas acabou demorando para organizar suas coisas para o vôo de amanhã.

Somos amigos há tempo suficiente para que eu possa te dizer: Laerte, palavras são apenas palavras. Podem estar carregadas de intenções, mas intenções também são somente intenções. A promessa de alfajores não substitui a doçura e o prazer ao comê-los. A notícia de que me comprou castanholas não substitui a satisfação de tocá-las. A vontade de ter vindo não substitui a sua presença, Laerte. 

Tenho a impressão de que ao prometer coisas que não pretende cumprir, você imagina que eu ficarei alegre pelo simples motivo de imaginá-las. Mas… surpresa! não é assim que acontece. O sentimento, meu amigo, é de frustração. E, hoje, para ser bem sincera, enquanto você fala, eu me deixo observar as palavras serem levadas pelo vento. Palavras, se não forem acompanhadas de ações, não substituem carinho, não enchem barriga, não constroem relações.

Vamos falar de atitudes?

Beatriz

São Paulo, 02 de Setembro de 2023

Lua em Áries, Vênus em Leão – Trígono

Renato,

Escrevo porque fiquei sabendo que você deixou Talita. E que o término foi acompanhado de um pequeno discurso cheio de rancores. Como sou seu amigo, preciso chamá-lo à razão. Entendo que você ama Talita, mas isso não lhe dá o direito de exigir que ela lhe retribua do jeito que você acha que merece. Afinal de contas, cada um ama ou deixa de amar a seu modo. 

Você não acha, meu amigo, que é um tanto autoritário exigir que uma pessoa se comporte da mesma maneira que você ou lhe ofereça a mesma quantidade de provas de amor? Além disso, qual é a régua que se usa para tal medição? Quem define o que é muito ou o que é pouco em uma relação? 

Em relacionamentos, Renato, só podemos falar de nós mesmos e só podemos oferecer o que temos. E o outro fará o mesmo. Você sempre soube que Talita gosta de ter a atenção de todos, que tem problemas para decidir as coisas. Esperar que ela aja de forma diferente, faz parte das suas expectativas, não do que ela te oferece. 

Agora, se, para você, o que ela oferecia era muito pouco, eu pergunto: por que você aceitou? Se ela te humilhava e te fazia de idiota, por que você permaneceu?

Nós também somos responsáveis, meu amigo, pelo modo como as pessoas nos tratam, na medida do que permitimos e toleramos.

Que bom que você conseguiu dar um basta. Agora, erga a cabeça e dissolva essa raiva. As coisas são o que são e você merece mais.

Seu amigo,

Hamilton