Marte conjunto à estrela Dubhe – alfa da Ursa Maior
Querida amiga Maria,
Lembrei tanto de você esses dias, dos nossos chás com biscoitos e conversas.
Ontem, escalei uma montanha. Precisava espairecer e me disseram que o esforço físico ajuda a clarear as ideias. Estava muito irritada com algumas pessoas do trabalho e também com o Jorge, que anda insuportável. Antes de cometer uma besteira, fui dar uma volta e topei com a montanha.
Comecei o percurso na força do ódio mesmo e, quando dei por mim, já estava no meio do caminho, me sentindo bem melhor. Como faltava pouco, decidi continuar.
O topo da montanha era um platô e, assim que pus os pés lá em cima, dei de cara com um urso horrendo, gigantesco, que se ergueu nas patas de trás e me mostrou os dentes ameaçadoramente. Em menos de uma fração de segundo, mil pensamentos me passaram pela cabeça e me agarrei a um deles, que dizia para eu não mover um músculo.
Fiquei ali, parada, imóvel. O urso me cheirou, andou à minha volta, pôs-se à minha frente e me convidou para um café.
É, eu sei o que você deve estar pensando.
Achei que não era de bom tom negar o convite de um urso raivoso, então, aceitei. Sentei-me numa pedra, ele me trouxe uma xícara com café e sentou-se comigo. Depois de um longo silêncio, e porque eu o olhava com um ar desconcertado, ele, olhando fundo e fixamente em meus olhos, disse-me: eu sou a sua raiva.
E eu pensei: nossa, que grande, sombria e carrancuda.
Olhar de frente para essa raiva me fez perceber o peso que tenho carregado, me fez sentir compaixão pelo aspecto dela e, ao mesmo tempo, me fez perceber a força que ela tem.
Foi uma longa tarde de conversa, como as nossas, mas diferente. O café estava bom, acolhedor e esclarecedor. Não é fácil encarar aquilo que nos habita e que nem sabemos nomear. No fim, fiz um acordo com o meu urso: combinamos que, todas as vezes em que ele sentir que está crescendo e ficando incontrolável, ele entrará em sua caverna e hibernará, até que o gelo derreta, até que seja primavera outra vez.
Se quiser me visitar por esses dias, amiga, o urso está hibernando. Pode vir sem medo.
Saudades
Mirtes

