Sol conjunto à Procyon

São Paulo, 19 de Julho de 2023

Querida irmã,

Lembra da história de Manawee que a vovó nos contava? De como Manawee deveria adivinhar os nomes das irmãs para que pudesse se casar com elas e como seu cachorrinho, apesar de muitos contratempos, é quem consegue descobrir os nomes das moças?

E de como essa história fala da natureza dual das mulheres, mas também de Manawee, pois é sua natureza canina, seu lado instintivo de audição aguçada que tem a tenacidade para cavar, encontrar, perseguir e resgatar idéias valiosas?

Pois é, estou aqui, desde ontem, rememorando histórias e me lembrei dessa. 

Vovó dizia que saber o verdadeiro nome de uma pessoa significa conhecer sua trajetória de vida e os atributos daquela alma. E, também, que é impossível ter um relacionamento em profundidade sem o conhecimento dos nomes verdadeiros dos envolvidos. Tanta saudade dela…

Nessa história, o cãozinho ouve e vê de modo diferente de Manawee, lembra? E, diferente do ego humano, ele segue o que ouve. Tudo bem que ele se distrai com os ossos na estrada, mas volta e recomeça a cada distração, até conseguir cumprir sua tarefa. 

Há muitos ossos na estrada, irmã: ossos suculentos e atraentes, armadilhas que roubam nosso tempo e tentam nos impedir de conquistar o que desejamos. 

O cachorrinho persevera para descobrir os nomes das irmãs, porque os cachorros são os mágicos do universo. Eles são capazes de transformações incríveis: transformam pessoas tristes em pessoas menos tristes e geram relacionamentos. Eles amam profundamente, com espontaneidade e perseverança, e são capazes de perdoar sem esforço.

Aliás, é por isso que escrevo, irmã: para contar que, ontem, adotei um cachorrinho. E que ele já esburacou todo o meu quintal em escavações exploratórias desde então.

Que nome devo dar a ele?

Procyon é uma estrela binária, branca amarelada e amarela no corpo do Cão Menor.

É uma estrela muito afortunada, conhecida pelos mesopotâmios como ‘A Estrela da Travessia da Água – Cão’, pois fica perto do Rio do Céu, a Via Láctea.

Se bem colocada, pressagia riqueza, fama e boa sorte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *